A Cátedra terá o estatuto de Pós-Graduação stricto sensu, de caráter interdisciplinar e inter-campi, oferendo disciplinas para toda Universidade, ministradas por dois professores em RDIDP a serem concursados e professores da Universidade que deverão ser convidados junto aos respectivos Departamentos. A Cátedra oferecerá quatro linhas de pesquisa:

● Estudos de Convivência e Sociabilidade. Trata-se de desenvolver estudos sobre as relações entre história cultural e formas de sociabilidade, consagradas pelo ideário humanista e pelos avanços institucionais, com respeito às aporias da contemporaneidade, uma vez que se tornaram insuficientes para conter movimentos regressivos das sociedades.

● O Papel dos Intelectuais e dos artistas: ideias e figuras. Trata-se de compreender a importância do intelectual na história da Cultura e suas metamorfoses no tempo, através das produções literárias e artísticas que constituíram o patrimônio espiritual e de fortalecimento dos laços de sociabilidade ao elaborarem seus pontos de inflexão e conflitos. Deverão ser contemplado o problema da autonomia, suas possibilidades e limites diante do fim do Humanismo na contemporaneidade.

● O Estranho e o Estrangeiro. Trata-se de analisar a questão da identidade no horizonte do desenvolvimento da ciência e da técnica em suas implicações políticas que incidem na dissolução das formas simbólicas tradicionais de enraizamento político e cultural como ordenadores da experiência e do pensamento. Neste sentido, será tematizado o sofrimento identitário e as formas contemporâneas de pertencimento que substituíram o direito- de caráter universalizante – por particularismos, a ideia de cidadania tendo cedido à de identidades.

● Cultura e sociedade no Oriente Médio. Trata-se de fomentar o estudo de uma região de fundamental importância, histórica, cultural e geopolítica. Desde os entrelaçamentos históricos entre a América Latina e o Mundo Árabe, dos fluxos migratórios às atuais reconfigurações políticas que seguem impulsionando o deslocamento forçado de pessoas, observa-se a necessidade de que a Universidade pública brasileira produza estudos capazes de lidar com a pluralidade da produção cultural, artística e social do Oriente Médio.